Bon Appétit

Batata Rosti – Uma receita dos Deuses

Quem não gosta de batataaaa, bom sujeito não é 😛 Acho que já comecei posts assim, mas eu gosto de relacionar comidas às pessoas, porque né, me deixa. Fez sentido esse começo? Acho que nenhum, mas o que vai fazer muito sentido aqui hoje é essa receita de Batata Rosti, vou te ensinar a fazer essa maravilha dos Deuses em casa e se você for muito criativo, talvez consiga deixar essa receita ainda mais maravilhuda!

Deliciosa e crocante, a batata rosti/rostie/rösti ou batata suíça, é um prato típico da região do Cantão de Berna na Suíça e claro, os primeiros imigrantes suíços trouxeram a receita para o Brasil. A palavra Rösti, significa fina e crocante, e não faltou criatividade e combinações de sabores do brasileiro para deixar o prato mais saboroso com recheios de arrancar suspiros.

Partiu receita? Com os ingredientes dessa receita é possível fazer 4 porções grandes.

Ingredientes:

  • 1kg de batata asterix
  • 300gr +ou- de bacos cortado em cubos
  • 200gr queijo prato ralado
  • 200gr queijo mussarela ralado
  • sal e pimenta a gosto
  • Azeite ou óleo para fritas, quando necessário

Modo de preparo:

  1. Descasque as batatas e coloque em água fervente com sal por aproximadamente 20 minutos, ou até você conseguir enfiar um garfo e a batata não sair dele. ATENÇÃO: o ponto do cozimento é batata al dente, macia mas ainda consistente, sem desmanchar.
  2. Retire as batatas do fogo, e deixe na geladeira para esfriar.
  3. Enquanto as batatas esfriam você pode preparar o recheio, os queijos já comprei ralado, o bacon também cortado em cubos. Apenas precisei fritar o bacon e escorrer a gordura em papel toalha. DICA: abuse da criatividade no recheio, não se limite. Pode usar cream cheese, requeijão, frango desfiado, tomate seco, azeitonas, queijos diferentes, calabresa, salaminho, manjericão, orégano, você pode combinar sabores e se divertir.
  4. Batatas frias é hora de ralar. Use um ralador mais grosso, e mão na massa, rale todas as batatas. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Agora é a hora de montar: com um frigideira menor eu usei a gordura do bacon para untar e acomodei um pouco da batata ralada no fundo, depois coloquei os recheios (queijos + bacon + frango desfiado que tinha na geladeira) e finalizei com mais batata ralada.
  6. Em fogo médio vá regando as laterais da frigideira com azeite o quanto for necessário até a batata dourar, mas é pouco e só acrescente mais se secar. Com a ajuda de uma espátula é possível ir moldando a batata para que ela fique um “bolinho”.
  7. Quando começar a dourar até a metade é hora de virar, pegue a outra frigideira, eu usei uma um pouco maior, encaixe por cima da batata e vire. Precisa ser rápido pra não desmanchar tudo! E ai repete o processe de regar com azeite até ela dourar por completo.
  8. Na hora de servir, coloque o prato por cima da frigideira e repita o movimento rápido de virar.

No vídeo vocês vão conseguir ver melhor o processo:

Usei duas frigideiras pequenas que tinha em casa, você pode comprar uma omeleteira que ajuda bastante também no preparo. Essa receita serve 4 pessoas super bem, sem ninguém ficar fome, ainda rolou uma sobrinha para o almoço do outro dia 😀 O tempo de preparo é em média 50 minutos, o mais demorado é preparar a batata (cozinhar, esperar esfriar e ralar).

É sem dúvida um prato de encher os olhos, aqueles que faz carinho na alma sabe? Experimentem e comentem aqui pra nós o que acharam.

Beijos, Camila.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta