Bon Appétit

Bolo de Laranja da Rita Lobo!

Bolo de laranja é um dos meu favoritos quando quero fazer aqueles bolinhos simples mas cheios de sabor. Essa receita é do Panelinha e eu só adaptei porque não tinha óleo em casa e usei manteiga, além disso dei meu toque com fava de baunilha.

Bolo simples não precisa ser sem graça, sem sabor ou seco. Você só precisa buscar por boas receitas e testar sempre, além disso pode incrementar com coberturas e pronto, terá um bolo incrivelmente saboroso e perfeito para o café da tarde.

Na receita original não vai manteiga nem a fava de baunilha, então fique muito a vontade para também não usar. Eu usei a manteiga porque não tinha óleo em casa, mas já falo que massas amanteigadas são mais densas, mais pesadas. A fava de baunilha eu tinha em casa e decidi usar pra dar mais sabor e ver aqueles pontinhos pretos preciosos no bolo 😀

Vou deixar sinalizado na receita as minhas alterações!

Ingredientes:

  • 2 laranjas
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo TROQUEI por 1 xícara de manteiga sem sal
  • 1 ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
  • ADICIONEI uma fava de baunilha 

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro – espalhe uma camada bem fina e uniforme. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Com a faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor amargo-doce, descasque as duas). A outra, lave bem sob água corrente, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro partes, no sentido do comprimento. Descarte o miolo branco, corte cada gomo em três pedaços e transfira para o liquidificador. MUDANÇA: usei as duas laranjas com casca, só tirei as pontas e as sementes!
  3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo a manteiga derretida, o açúcar, as sementes da fava de baunilha e bata bem até ficar liso – se ficarem uns pedacinhos da casca não tem problema, eles dão sabor e textura ao bolo.
  4. Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento.
  5. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente.
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a calda.

Para a Calda

Ingredientes:

  • caldo de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Numa panela pequena, misture o caldo de laranja com o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Regue a calda quente sobre o bolo frio e sirva a seguir. DICA: Faça furinhos na massa para a calda entrar na massa. 

 

A receita original como eu disse esta no site do Panelinha: https://www.panelinha.com.br/receita/Bolo-de-laranja

Quando fizer posta no Instagram com as hashtags: #milahorchfood #editorapanelinha

Beijos 🙂

 

Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta