Bon Appétit

Prato do dia: Bruschetta de Shitake com Brie

Olá amoras e amores, tudo? Como foi o Natal? Na última semana do ano temos uma receita delícia e com um toque Gourmet para vocês: Bruschetta de Shitake com Brie. Eu servi como entrada na ceia de Natal e fez muito sucesso até com quem nunca havia provado os ingredientes. Vocês vão curtir muito, é ótimo para acompanhar petiscos ao receber amigos e família, para aquela reunião mais íntima ou uma entrada para um jantar especial.

A Bruschetta é um antepasto italiano originário das regiões de Lazio e Abruzzo, seu nome deriva da palavra Bruscato que quer dizer torrado ou tostado. Usa pão italiano – farinha escura e casca mais dura – como base e o modo mais tradicional de preparo é esfregar alho no pão, besuntar com azeite e colocar na grelha ou forno, pode ser temperada com sal e pimenta do reino. Outra forma bem tradicional é com tomate e manjericão.

Existem infinitas receitas de Bruschettas, tantas que você pode fazer um festival de Bruschettas em casa o/ Fica a dica para inovar no cardápio. A receita de hoje é diferente da tradicional mas tão gostosa quanto, leva um tipo de cogumelo e um queijo de sabores muito marcantes mas suave, ideal para quem quer fugir do tradicional mas tem medo de arriscar.

Ingredientes: 

  • Shitake – 200 gramas
  • Pão italiano – 1 unidade
  • Queijo tipo Brie – 100 gramas (ou aproximadamente)
  • Manteiga – 1 colher de sopa
  • Azeite de Oliva – A gosto
  • Shoyu – A gosto

Modo de preparo:

Corte o pão em fatias na grossura de um dedo mais ou menos, em um ângulo de 45º (nem sei exatamente o ângulo mas não corte reto, fica mais bonito assim, confia!), regue com azeite cada fatia e arrume todas em uma assadeira própria para forno. Tire os caules dos cogumelos, lave-os e corte fatias finas – se preferir pode picar em pedacinhos menores – derreta a manteiga em um frigideira e coloque os cogumelos para dourar. O tempo varia, mas em média 6 à 8 minutos em fogo alto deixa os cogumelos no ponto certo, e ai basta acrescentar uma colher de chá de shoyu – é opcional – e pronto. Tire a casca do queijo e desmanche, você vai ver que o Brie é quase um creme e muito fácil de manusear, eu acho mais fácil ir tirando lascas e pedaços com as mãos mesmo.

Para montar as bruschettas é fácil e rápido, depois de passar o azeite de oliva distribua primeiro o Shitake em cada fatia, e por último o Brie. Leve ao forno por 10 minutos, ou até derreter o queijo. Fique de olho, é tempo suficiente para aquecer o pão e derreter o queijo.

IMG_8714

Blog

Além dessa receita, eu preparei outra variação de Bruschetta: piquei um tomate em cubinhos pequenos e misturei com azeite, orégano, shoyu, sal e pimenta do reino. Passei alho nos pães, coloquei essa mistura por cima e finalizei com pedaços de queijo gorgonzola. As duas foram ao forno e servidas como entrada na Ceia de Natal.

bruschetta

Aproveitem as receitas e ótima semana 😉

Beijos, Camila

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

  • Reply Maria Sônia 29 de dezembro de 2014 at 13:25

    Delícia de sugestão para uma ótima entrada! Obrigada por compartilhar conosco! https://mariamestrecuca.wordpress.com/ Abs, Maria Sônia.

    • Reply Amoras e Amores 29 de dezembro de 2014 at 19:55

      Obrigada Maria Sônia, adoramos seu blog e já somos seguidora agora também 🙂

      Beijos e boas festas

    Deixe uma resposta