Bon Appétit

Prato do dia: Risoto de arroz preto com shitake

A receita hoje é para quem ama risoto mas está cuidando da saúde como eu e gosta de provar novos ingredientes, como o arroz preto! Depois que comecei a fazer o acompanhamento nutricional, sempre que eu quero comer algo mais “gordinho” eu tento ao máximo usar ingredientes que sejam mais saudáveis. A sensação é de encostar o pé na jaca mas não atolar! 😛

Faz um tempo que queria experimentar o arroz preto, acabei comprando em uma loja de produtos naturais e decidi fazer um risoto. Esse arroz tem um valor nutricional muito alto: rico em ferro, 20% mais de proteína que o branco, mais fibras que o integral, maior taxa de magnésio responsável pela fixação do cálcio nos ossos, menos calorias e menos carboidratos! Quando pesquisamos, descobrimos ingredientes novos, gostosos e que fazem bem ao nosso corpo.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz preto
5 xícaras (chá) de água fervente
1 cebola picada
1 colher (sopa) de alho picado
Sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras (chá)de shitake em pedaços
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de requeijão light
4 colheres (sopa) de queijo meia cura ralado
1 colher (sopa) de cheiro verde (usei salsinha e cebolinha)
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:
Em uma panela aqueça o azeite, frite o alho e a cebola até dourarem. Acrescente o arroz preto, o sal (usei o rosa do himalaia), a pimenta e a água. Em outra panela derreta a manteiga e aqueça o shitake cortado em fatias, deixe em fogo alto por 5 minutos, depois de refogado desligue e reserve.
Com o arroz cozido, junte o shitake, o requeijão, o queijo, o cheiro verde e misture. Cozinhe por mais alguns minutos com a panela destampada, mexendo sempre.
O arroz deve ficar “al dente” e bem molhadinho, com consistência de risoto, mexa bem e sirva imediatamente. Pode ralar mais queijo por cima ou decorar com tomate cereja.

*Dica: esse arroz leva mais tempo para cozinhar, alguns sites dizem pra fazer o preparo em panela de pressão. Eu deixei ele de molho de um dia para o outro e deu certo! Na panela normal, levei em torno de 30 minutos para concluir o prato. 

arroz preto

 

Beijos, Camila

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta