Bon Appétit

Quindim perfeito, uma receita para fazer agora!

Quindim nunca foi o meu doce favorito, apesar de eu lembrar muito da minha infância. Meu padrinho tinha uma padaria e fazia quindins lindos, perfeitos, com aquele amarelo maravilhoso que só o quindim pode te oferecer, eu lembrava do sabor e da aparência, mas fazia muito tempo que não experimentava essa doçura. Nessa onda de confeitaria sempre sobram claras (que viram suspiros) ou gemas, e ai meu amigo eu disse: é agora que eu vou colocar aquela lembrança afetiva pra funcionar.

Essa receita não é minha, eu pesquisei algumas e gostei muito dessa versão, testei e adivinha: o meu primeiro quindim já deu muito certo! Apesar de ler e ouvir que as tentativas de se fazer quindim podem ser frustrantes, as primeiras vezes quase sempre dão errado, eu não deixei isso me desanimar e cá pra nós, ARRASEI no quindim mores, vem ver.

A receita especial de quindim e que já entrou pro meu caderninho é do blog Confissões de uma Doceira Amadora A Marina faz doces ótimos, tem um canal lindo e ensina de um jeito muito especial, amei a receita do quindim e vou compartilhar com vocês. 

  • 18 gemas (SIM, é bastante gema, mas já te disse né? Faz suas claras virarem suspiros ou lindas pavlovas)
  • 500 gramas de açúcar
  • 250 gramas de coco ralado

Comece separando as gemas das claras e em seguida passe todas as gemas pela peneira. Junte o açúcar e o coco ralado nas gemas e misture bem. Unte uma forma (aquelas de pudim sabe?) com manteiga e açúcar, despeje a mistura na forma e deixe descansar por 1 hora coberto com papel alumínio. ATEÇÃO: esse descanso é importante para o coco ralado “descer” e se separar da mistura das gemas, então nem pense em pular essa etapa.

Pre-aqueça o forno a 200º, coloque a sua forma com o quindim sobre outra forma e derrame água quente na forma debaixo, formando um banho maria. Deixe assar por 1h20min (esse tempo funcionou bem para o meu forno caseiro, mas fique de olho por ai).

Quindim pronto, deixe na geladeira por algumas horas. Para servir você pode passar a forma na chama do fogão e então virar o quindim num prato lindo, essa parte é de tensão, mas também de felicidade se ele der certo!

Meu bonitinho ficou baixinho porque fiz uma receita reduzida e em uma forma maior. Mas ficou uma delícia <3

Que tal testar seus dotes culinários e contar pra gente?

Beijos, Camila

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta